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Como melhorar o posicionamento no Google

Se você quer que seu site gere resultados para você em termos de negócios –presumo que esse seja o seu propósito!–, você precisa dar a ele cada vez mais visibilidade.

A pergunta que todos nós fazemos, então, é como melhorar o posicionamento Google do nosso site? Preciso de uma consultoria em seo?

Embora seja um truísmo, deve-se dizer: posicionamento na web não é “explodir e fazer garrafas”. Melhorar o posicionamento no Google é uma disciplina que envolve conhecimento, muito trabalho e perseverança.

Sem mais delongas, vamos direto ao ponto:

Melhore o posicionamento do Google com um blog

Sério, se o seu site NÃO tem uma seção de Blog, esqueça sua pretensão de melhorar o posicionamento do Google, pelo menos o posicionamento orgânico  A única maneira de seu site aparecer no mecanismo de pesquisa é pagando pelas campanhas do Google Ads.

A propósito, podemos ajudá-lo a obter melhores resultados no Google Ads se você não quiser se envolver nessa confusão.

Por que você precisa de um blog (ou uma seção de blog) para melhorar a classificação do seu site no Google? Porque, na verdade, o que você tem que posicionar no Google NÃO é o seu site. Vou te dizer de uma forma muito mais clara e contundente: NÃO EXISTE TAL COISA COMO POSICIONAR UM SITE!

Em outras palavras: um site NÃO tem uma “posição” no Google.

O trabalho de posicionamento SEO consiste, na realidade, em conseguir o posicionamento das “palavras-chave”. De fato, quando falamos em melhorar o posicionamento no Google, estamos falando em trabalho de formigas, colocando tijolo por tijolo, para que as “palavras-chave” relevantes para nosso site (para nosso negócio) tragam tráfego para nosso site.

Assim, todo o trabalho para melhorar o posicionamento no Google começa com uma “pesquisa de palavras-chave”, uma investigação para descobrir as melhores palavras-chave, aquelas com as quais podemos aspirar alcançar as melhores posições nos resultados de pesquisa quando nossos clientes em potencial realizam suas pesquisas . no Google.

O próximo passo, ou melhor, o longo caminho a percorrer, passo a passo, consiste (entre outras coisas) em gerar conteúdo especificamente destinado a melhorar o posicionamento no Google de cada uma das palavras-chave ou palavras-chave que definimos como relevantes. nossos negócios.

Uma estratégia de conteúdo para melhorar o posicionamento no Google

Dito isto, a próxima coisa que você precisa esclarecer é a equação:

1 keyword = 1 página

Na verdade, NÃO se trata de embaralhar palavras-chave por todo o site. É importante que você entenda que quando um usuário realiza uma pesquisa no Google (ou qualquer outro mecanismo de busca), os “motores de busca” (como o Google) pesquisam toda a Internet para escolher as PÁGINAS cujos conteúdos consideram mais “relevantes” com base na pesquisa O que esse usuário está fazendo?

Destaquei a palavra PÁGINAS propositalmente, para ressaltar que o Google NÃO retorna WEBSITES como resultado de pesquisas de usuários. O Google mostra PÁGINAS individuais. Assim como um livro tem muitas páginas, um site também tem PÁGINAS.

Então quando eu digo que “1 palavra-chave = 1 página”, o que eu quero que você entenda é que você precisa criar conteúdo para cada palavra-chave específica, e esse conteúdo tem que ser “otimizado” em uma (e apenas uma) página do seu local na rede Internet.

Porque, eu INSISTO, quando um usuário (um potencial cliente) faz uma pesquisa no Google usando uma expressão (ou uma “palavra-chave”) relevante para o seu negócio, o que você quer é que o Google retorne (mostre) aquela PÁGINA que você criou especialmente para aquela ocasião precisa em que um usuário faz exatamente ESSA busca.

E por que NÃO criar mais de uma página para cada palavra-chave? Porque isso daria origem ao que os especialistas em posicionamento de SEO chamam de “canibalização”. Quando o algoritmo do Google descobre que mais de uma página de um site aparece como “otimizada” para a mesma palavra-chave, ele não sabe qual das duas mostrar. E antes de mostrar os dois, provavelmente também não será exibido… e você terá saído pela culatra.

“Otimizar” os conteúdos para melhorar o posicionamento no Google

Bem, neste ponto do artigo quero que você fique claro sobre porque um Blog é (quase) um requisito essencial quando me perguntam “como melhorar o posicionamento do meu site no Google”. Simplesmente porque você precisa de um site com muitas páginas, cada uma com o objetivo de “otimizar” uma palavra-chave específica (ou duas no máximo).

Então, a próxima pergunta que quero te explicar é como desenvolver ou criar conteúdo otimizado para SEO. Ou seja, como “otimizar” cada uma das páginas do seu site ou, pelo menos, as da seção Blog do seu site. É mais difícil fazê-lo com as páginas mais “institucionais” do site, ou de produtos ou serviços, pelas razões que veremos em breve.

NOTA IMPORTANTE: Algo que você tem que deixar claro desde o primeiro momento é que o trabalho de melhorar o posicionamento no Google é uma COMPETIÇÃO , no sentido mais estrito e literal da palavra. Você não está em uma conversa cara a cara com o Google, tentando convencê-lo de quão bem escrito é seu artigo, ou quão importante seria para todos os seus usuários poder lê-lo.

Você está competindo com centenas, senão milhares, de outros sites tentando convencer o Google da mesma coisa. E garanto a você que existem muitos profissionais de SEO, empreendedores e serviço de link building que sabem muito sobre essas coisas sobre como gerar tráfego de SEO, que estou apenas descrevendo neste artigo.

Portanto, minha primeira recomendação é que você reserve um bom tempo para avaliar e decidir cada palavra-chave ou palavra-chave que você tentará posicionar. ANTES de começar a escrever um artigo ou um post para o seu Blog, pense em qual palavra-chave você quer que o artigo seja otimizado .

O que eu explico no artigo que acabei de linkar (entre outras coisas) é que, se você vai escrever um artigo e vai investir tempo nesse trabalho de criação de conteúdo, certifique-se de maximizar a possibilidade de alcançar resultados concretos. resultados para o seu negócio. com aquele artigo que você vai escrever.

Em outras palavras, se você pretende passar uma ou duas horas escrevendo um artigo para o seu blog, pergunto: você prefere passar uma ou duas horas desse dia para que seu artigo seja lido por dez pessoas, ou prefere passar cinco horas, ou mesmo dez horas, espalhadas por vários dias, apostando que este artigo será lido por dezenas, ou centenas, ou talvez milhares de pessoas, potenciais clientes?

Pessoalmente, prefiro o último (embora, claro, nem sempre faça o que prego!).

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