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Tecnologia

Saiba como implementar um chatbot em seu site

A criação de site profissional vai muito além do que “apenas” criar páginas online. É necessário ter atenção a muitos outros detalhes, por exemplo, implementar um chatbot em seu site. 

Hoje em dia, mais do que nunca, é essencial que sites sejam desenvolvidos para que atendam as necessidades de seus visitantes. Ou seja, eles precisam focar em oferecer uma boa experiência ao cliente. 

Incluir um chatbot no seu site é importante para que os seus usuários – clientes ou potenciais clientes – possam tirar rapidamente possíveis dúvidas. 

No entanto, não existe uma solução única para encontrar o chatbot perfeito para o seu site. Mas não se preocupe, não é tão difícil assim fazer uma escolha. 

Para te ajudar, neste artigo, citaremos algumas maneiras de implementar um chatbot em seu site. Confira! 

Dicas para colocar um chatbot no seu site

Aqui estão algumas das maneiras possíveis de incluir um chatbot no seu site e aproximar da sua empresa os visitantes do seu site. 

1. Crie um chatbot dentro do software de chat do seu site

Os usuários do seu site querem uma solução prática para que consigam falar com alguém da sua equipe. 

A rapidez que os chatbots podem oferecer é boa, mas há poucas coisas mais frustrantes do que ficar preso em um loop com um chatbot que não consegue obter o que você deseja.

Acoplar seu bot ao seu software de bate-papo ao vivo permite que ele encaminhe consultas para um agente disponível quando o cliente tiver um problema que não pode ser resolvido. 

Também torna mais fácil para sua equipe monitorar seu desempenho e fazer ajustes quando necessário.

Portanto, se você já utiliza uma ferramenta que tem chat ao vivo, pode construir seu próprio chatbot. Dependendo da escolha que você fizer, poderá escrever scritps de bot com sintaxe simples e mínima para ajudar os clientes por meio do widget do seu site.

2. Use um chatbot pronto para uso

A maneira mais rápida e simples de adicionar um chatbot ao seu site é criar um chatbot usando uma plataforma específica para isso. 

Existem muitas opções de ferramentas de chatbot disponíveis no mercado. Elas são soluções prontas que ajudam você a fornecer serviço de chatbot 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de um desenvolvedor.

Um chatbot pré-fabricado pode cuidar de tarefas simples, como responder a perguntas frequentes, agendar compromissos ou receber um visitante em seu site. 

Apenas saiba que esses chatbots geralmente seguem uma estrutura rígida de árvore de decisão ao interagir com um usuário, deixando pouco ou nenhum espaço para melhorar sua IA.

No lado positivo, algumas plataformas oferecem um chatbot que tem o potencial de aumentar seu QI se você adicionar certos plugins como pesquisa do Google, pesquisa do Bing ou importação de RSS. 

No lado negativo, muitos chatbots pré-fabricados não estão equipados com uma opção de bate-papo ao vivo que permite encaminhar a conversa para um agente de bate-papo humano quando fica sem respostas.

Algumas plataformas de chatbot oferecem plugins que permitem que um chatbot crie um ticket e o envie para seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Isso permite que seus agentes atendam às solicitações difíceis com as quais o chatbot não conseguiu ajudar.

Como você implementa o chatbot em seu site depende da plataforma que você escolher e da estrutura do seu site. Talvez seja necessário baixar um plug-in, como para WordPress, ou colar o código do chatbot no back-end do seu site.

3. Implemente um chatbot usando a API de um provedor de chat

As duas opções acima para adicionar um chatbot ao seu site ainda são bastante básicas. Eles são fáceis de implementar e são bons se você estiver procurando por simplicidade.

Para uma configuração de chatbot mais sofisticada, no entanto, a melhor maneira é conectar sua solução de chat do site a uma solução de IA especializada e avançada, como o IBM Watson.

Quando confrontado com uma pergunta do cliente, um chatbot tão avançado seria capaz de percorrer o banco de dados completo de perguntas e respostas anteriores de clientes dadas por representantes de suporte humano. 

Em seguida, ele poderia fazer um julgamento de qual é a melhor resposta com base nas avaliações dos clientes e na análise de sentimentos, escolher essa resposta e enviá-la. 

E com base na resposta do cliente, seria capaz de saber se essa resposta foi útil ou não – ajudando-o a se sair melhor na próxima vez que uma pergunta semelhante for feita.

Conclusão

Implementar um chatbot em seu site pode oferecer diversas vantagens para a sua empresa. Afinal, você poderá sanar dúvidas básicas dos visitantes do site ou encaminhá-los para que tenha atendimento de um especialista. 

A grande questão é que um chatbot pode criar aproximação entre marca e usuários, o que é importante para o aumento de vendas. 

Neste artigo, citamos algumas das possíveis maneiras de incluir um chatbot no seu site. Avalie cada uma delas e escolha a que for melhor para o seu site e seu público-alvo! 

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