SP: 8/06/17 – 18h12

Silvia Poppovic volta à TV com

1493246_252937244870350_1795478466_n

“Já Pensou Nisso?”

Após alguns anos afastada da televisão, a  jornalista e apresentadora famosa dos programas de comportamento fala um pouco de seus novos projetos

por Fernando Aires

Já pensou na possibilidade de ligar a televisão e poder, através de um bom programa, distrair-se e refletir ao mesmo tempo sobre uma série de tabus e preconceitos que dominam o mundo? Se hoje, isto é de certa forma possível, há alguns anos era impensável. Aborto, sexo, homossexualidade, vícios e outros assuntos, eram temas difíceis de serem debatidos e mostrados em qualquer veículo de comunicação. Foi quando na década de 80, uma mulher colocou  um ponto final – ou melhor, uma interrogação nesta questão, e abriu um novo espaço na televisão brasileira. Seu nome: Silvia Poppovic.

Formada em jornalismo pela ECA-USP, Silvia passou por diversas emissoras de televisão em sua carreira, sendo uma referência em programas de debate sobre comportamento, com os mais variados temas – incluindo aqueles que ninguém queria abordar em nenhum canal. No início, estreou em 79 pela TV Tupi e depois apresentou vários programas pela TV Globo,  como Globo Rural, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Posteriormente atuou pela TV Gazeta, Cultura, Record, sempre focada nos noticiários. Em 1986, contratada pela TV Bandeirantes, deu início ao segmento que comandaria por muitos anos, em um programa de debates chamado “Canal Livre”. Seria o primeiro de muitos neste estilo.

Em 2013, após alguns anos longe dos estúdios (por dedicar-se à sua vida pessoal e à maternidade), Silvia voltou ao trabalho com um canal no You Tube chamado “Já Pensou Nisso?”. Como o próprio nome sugere, a jornalista produz para a internet, programas voltados ao público feminino, de curta duração, e que trazem cada qual uma reflexão.  O sucesso é tanto, que uma emissora de televisão já contratou os programas e quer intercalá-los em sua programação.

Acompanhe abaixo, a rápida entrevista concedida ao Portal R.A.J, por Silvia Poppovic:

1620937_259613410869400_62091618_nPORTAL R.A.J: Você foi a precursora de programas de debates sobre o comportamento humano na TV brasileira. E hoje é uma referência. No início, havia algum tipo de restrição ou preocupação que atrapalhasse a produção das pautas? Como eram “driblados” esses problemas?

Silvia Poppovic: A produção tinha que se matar pra conseguir casos que hoje são até tema das novelas das 8h como homossexualismo feminino! Era quase impossível você conseguir trazer uma mulher gay para dar um depoimento. Não que não existissem mas era muita patrulha e preconceito. Hoje está tudo mais fácil!

PORTAL R.A.J: Em meio a tanta liberdade e tecnologia, atualmente, a TV brasileira é limitada em relação a conteúdo? Antigamente, a censura era um problema. E hoje, quais seriam as dificuldades?

Silvia Poppovic: Hoje, a dificuldade nas TVs abertas é você manter conteúdo de qualidade sem ser apelativo. A concorrência briga duro fazendo qualquer negócio por audiência. E manter o nível nesse ambiente está cada vez mais difícil. A tendência é a a TV aberta se popularizar cada vez mais!

PORTAL R.A.J: A TV Cultura foi apontada em pesquisa recente do Instituto Populo, como a emissora de segundo melhor conteúdo do mundo. É possível ser popular, líder de audiência e ao mesmo tempo manter uma programação de bom nível na televisão? Por quê?

1521593_252517164912358_882961744_nSilvia Poppovic: Bastante difícil. Quem duvida, é só conferir os números de audiência da TV Cultura! A programação tem acertos mas os números são muito baixos! A Globo, com sua dramaturgia, é que se destaca nesse sentido com qualidade e boa audiência!

PORTAL R.A.J: O que está atraindo, em sua opinião, um público cada vez maior da televisão para a internet?

Silvia Poppovic: A Busca por esse conteúdo variado e ágil que migrou da TV.

PORTAL R.A.J: Como surgiu a ideia de montar o canal “Já Pensou Nisso?”? Qual é a proposta deste novo formato? A produção é diária?

Silvia Poppovic: A ideia era falar diretamente com a mulher que passa a se conectar cada vez mais a esse mundo virtual. Fizemos um canal de reflexão com assuntos variados e com espaço para bastante interação no Facebook. Está fazendo grande sucesso. Já tivemos mais de 3 milhões de views em poucos meses.

PORTAL R.A.J: Como será a transmissão destes programas na SONY? Já tem data confirmada?

Silvia Poppovic: A Sony nos procurou interessada em reproduzir esses vídeos em sua programação. Serão 6 entradas diariamente. Estamos fechando patrocinador. Mas está tudo certo!

PORTAL R.A.J: A mulher, em pleno século XXI, já tem todo o espaço e respeito que poderia conquistar? O que falta ainda?

Silvia Poppovic: Faltam salários iguais e os espaços estão sendo ocupados com um jeito de fazer nem melhor nem pior, mas diferente, com a sensibilidade e estilos femininos! 

 

Já Pensou Nisso?

Existe formula para um casamento dar certo?

Qual a idade para ser sexy?

Quem sou eu? Dá um tempo pra mim!