Esta coluna visa dar esclarecimentos às dúvidas e aos questionamentos que possam ocorrer com nossos leitores(as) na esfera da Sexualidade Humana, Ginecologia e  Obstetrícia. Gostaríamos que os leitores enviassem suas perguntas à redação deste Portal, por e-mail: contato@portalraj.com.br, ou para os e-mails cmp152@uol.com.br e elisagues@hotmail.com. As perguntas serão esclarecidas pelos médicos Dr. Francisco Carlos Anéllo – Ginecologista e Obstetra, Pós – Graduado em Sexualidade Humana, e Dra. Elisa Rodrigues – Psicóloga Clínica e Educadora Sexual, Psicoterapia de casais e individuais. A identidade das pessoas será mantida em sigilo.

Existe algum exercício que facilite o orgasmo? Quem pratica pompoarismo tem mais chances de sucesso na transa?
R: Sim, o orgasmo pode ser facilitado quando você conhecer o seu corpo e a sua sensualidade. Uma boa prática, é colocar-se nua frente ao espelho e observar o seu corpo, as suas curvas. Olhar para si mesma sem olhar crítico, sobre suas gordurinhas, magreza ou imperfeições. Olhar aprovando o seu corpo. E comece a tocar-se: seios e mamilos; escorregue pela barriga e chegue à sua vagina, descubra o seu contorno; encontre o clitóris, sinta os pontos de maior sensibilidade; desça um pouco mais e chegue ao ânus, contorne-o. Procure relaxar, se facilitar use um oléo de massagem. Enfim, descubra você. Ao ganhar intimidade com o seu próprio corpo, poderá se descobrir mais sensual. Isso poderá impactar diretamente na autoestima. Muitas mulheres não tem intimidade com o próprio corpo, como terão intimidade com o do parceiro? Para se chegar a um estado de maior prazer é necessário uma entrega maior. Assim, quanto maior for a intimidade dos parceiros com os seus corpos, maior poderá ser a entrega, facilitando a intimidade. O pompoarismo é uma prática milenar usada pelos povos orientais. Consiste em exercícios que atuam diretamente sobre a musculatura vaginal. Essa técnica bem aplicada poderá dar maior autonomia aos movimentos da vagina, aumentando o prazer dos parceiros. Quanto maior a excitação e a entrega, mais facilmente poderá se chegar ao orgasmo. Mas também no pompoarismo, o conhecimento do próprio corpo e das regiões de maior excitação, que para cada pessoa é diferente, é parte fundamental do processo.

Por que o homem goza mais fácil do que a mulher?
R: Isso não é real. Homens que ejaculam rápido demais são portadores de ejaculação precoce. A mulher precisa de mais tempo para o corpo se preparar para a relação sexual. Precisa ser estimulada através das preliminares.

Sinto um pouco de tontura após o sexo, isso é normal?
R: Você pode estar tendo um pouco de hipotensão ou lipotímia. Consulte um clínico para ver a parte orgânica.

Não tenho certeza se eu realmente tenho orgasmo. Qual é a sensação do orgasmo?
R: No orgasmo ocorrem contrações rítmicas dos músculos do períneo e uma sensação de prazer intenso durante alguns segundos. O coração dispara e a respiração muda. Ocorre um relaxamento.