Pão de leite de padaria

por Leuza Faria

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
500 ml de leite morno
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 ovos inteiros
1 gema de ovo para pincelar
Como preparar pão de leite de padaria
Em uma tigela, dissolva o fermento com o leite e açúcar. Acrescente a manteiga e os ovos a essa mistura líquida. Adicione o sal à receita de pão de leite de padaria e misture bem. Em seguida, vá acrescentando a farinha aos poucos até dar o ponto de desgrudar das mãos. Quando a receita de pão de leite estiver no ponto certo, transfira-a para a sua superfície de trabalho, limpa e enfarinhada.Cubra essa receita de pão de leite com um plástico de cozinha ou com um pano de prato úmido e deixe-a descansar.
Depois que a receita do pão de leite tiver dobrado de volume, trabalhe-a de novo, socando-a até que o ar saia de dentro dela. Modele os pães de leite e deixe que eles cresçam novamente até dobrarem de volume. Pincele-os com gema e asse-os em assadeiras untadas e enfarinhadas, em forno pré-aquecido a 220°C, por 40 minutos ou até que dourem.

Observações sobre a receita de pão de leite de padaria:
Para fazer um delicioso pão de leite, além de todos estes ingredientes, são necessárias boas doses de paciência e tempo. Afinal, a leveza e maciez dessa receita de pão de leite de padaria devem-se principalmente ao tempo em que a massa permanece descansada. Pular esta etapa ou não esperar que a massa dobre de tamanho, por exemplo, pode comprometer a qualidade do seu pão de leite de padaria.