SP: 11/03/16 – 18h40

Fab Lab’s dão suporte e tecnologia para tornar o futuro realidade

Unidades inauguradas nos bairros Penha e Itaquera – em São Paulo, permitirão o preparo gratuito de jovens para o mercado e também a difusão de conhecimentos, lazer e outros fins sociais

por Fernando Aires

foto2p

Fotos: F. Aires / Portal R.A.J

No dia 10 de março, o Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, inaugurou na Zona Leste, mais duas unidades da FAB LAB – Laboratório de Fabricação Digital: Uma em Itaquera e a outra no Centro Cultura da Penha.

Os laboratórios são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a ITS Brasil – Instituto Tecnológico e Social. Os Centros de Pesquisas possuem estrutura moderna, com equipamentos e máquinas de última geração. Neles, é possível fazer gratuitamente, cursos de aprendizado e profissionalização com direito a certificado.

Também é um espaço voltado para a troca de experiências, desenvolvimento de trabalhos e pesquisas, e ainda, produção de próteses e peças mecânicas, que ainda podem beneficiar portadores de deficiência e outras necessidades: “A ideia do FAB LAB é assim: faça você mesmo, o que você não pode fazer em casa, por falta de estrutura e verba. Se você tem a ideia de criar um joguinho, ou um protótipo de alguma máquina, vem pra cá que aqui será desenvolvido. Aqui, os jovens e quem mais quiser, terão aulas de eletrônica, modelagem, marcenaria, programação, enfim, um leque de conhecimentos que vai fazer a diferença no mercado de trabalho. Os pequenos empresários que tenham interesse em desenvolver um projeto, podem vir aqui, também, colocá-lo em prática. Tudo gratuitamente, com o único intuito de que as pessoas estimulem seu raciocínio, a sua criatividade”, afirmou o secretário Simão Pedro.

foto5p

Fotos: F. Aires / Portal R.A.J

A Coordenadora do Projeto das FAB LAB’s, Juliana Pessoa, ao lado do secretário Simão Pedro

A Coordenadora do Projeto das FAB LAB’s,
Juliana Pessoa, ao lado do secretário Simão Pedro

No total, serão 12 laboratórios em operação como este: “Outras instalações que em breve estarão prontas, são Centro Cultural Vergueiro; Centro Cultural da Juventude, na Freguesia do Ó; duas unidades em dois CEU’s, o Anhanguera e o “Três Pontes” em São Miguel Paulista; Lá no M’Boi Mirim; na Chácara do Jockey, enfim, a Cidade de São Paulo será a primeira no mundo, a contar com uma rede deste serviço”, concluiu o secretário.

São projetos desenvolvidos no computador, para serem modelados e montados através de impressoras 3D, cortadoras a laser e fresadoras de pequeno e grande porte. Qualquer pessoa pode participar a partir dos 10 anos.

Para quem não tem ideia de como fazer e operar as máquinas e programas de computador, o local promove oficinas com introdução a estas tecnologias, sobre os softwares e equipamentos utilizados e de forma que a pessoa sai do curso já produzindo. Quem por exemplo tiver um projeto mecânico e precisar desenvolver uma peça, ou ainda, um portador de deficiência que precisar de uma prótese, dentre outros, pode contar com qualquer uma dessas unidades.

No vídeo abaixo, o técnico Jesus Cavalcante, da FAB LAB PENHA, apresenta o conceito de como é modelar um projeto e imprimi-lo em 3D. 

A FAB LAB da Penha de França está localizada no Centro Cultural da Penha, no Largo do Rosário, nº 20. Ao lado do Shopping. Tel.: 11 2293-6630.

Outras unidades da FAB LAB na cidade são:

► Galeria Olido – Fab Lab Cibernarium Olido
Avenida São João, 473 – Centro

► Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Fab Lab Tiradentes
Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conjunto Hab. Sitio Conceição

► Casa da Memória em Itaquera – Fab Lab Itaquera
Rua Antonio Carlos de Oliveira César – Jardim Cleide

foto6p

Fotos: F. Aires / Portal R.A.J

foto3p

Fotos: F. Aires / Portal R.A.J